Serviços

Georadar - GPR

Consiste na emissão de pulsos de energia eletromagnética com frequências específicas (entre 10 e 2000 MHz a depender do objetivo) que penetram na subsuperfície refletindo-se nas interfaces entre camadas ou em objetos   enterrados, e retornando a superfície, aonde são registrados. A principal característica do método é a alta resolução fornecida pelo mesmo, sendo possível com isto interpretar as infraestruturas e obstáculos enterrados no subsolo, o perfil de alteração, contato solo e rocha, nível freático e etc. 

Seu alcance médio em profundidade pode chegar a mais de 30 m e depende, principalmente, da frequência e amplitude da fonte emissora do radar, da resolução desejada, dos tipos de solos existentes no local. Conforme norma ABNT NBR 15.935 de maio de 2011, o GPR constitui-se no método de primeira escolha para a detecção de infraestruturas enterradas, envolvendo objetos metálicos e não metálicos.

Vantagens: Conhecimento das interferências subterrâneas de método não destrutivo (MND), antes da escavação ou furo direcional:

Pipe Locator e Scan Fibras

Pipe Locator

Complementar ao Georadar, a ScanSOLO utiliza o Pipe Locator de última geração da Radiodetection série RD 8000, que permite localizar tubos e cabos metálicos enterrados, fornece a leitura da profundidade e indicação da orientação da tubulação em forma de bússola, modo conexão direta e indutiva, além de várias opções de freqüências. O Pipe Locator é um método eletromagnético indutivo utilizado para a detecção de tubulações metálicas sobre as quais são aplicadas correntes elétricas. quer seja através de correntes de proteção catódica ou correntes aplicadas pelo transmissor do Pipe Locator. A utilização de diferentes frequências permite em muitos casos indicar a rota e profundidade de cada uma das tubulações metálicas presentes no subsolo. A integração do Pipe Locator com outras ferramentas como o Georadar permite uma máxima qualidade dos resultados obtidos em levantamentos de underground.

Scan Fibras: Localização de Fibras – Cadastro de redes subterrâneas não metálicas

Quando não for possível detectar uma tubulação (não metálica), tais como fibras, dutos de plásticos, cerâmicos, entre outros, com Georadar, a ScanSOLO utilizará o Scan Fibras, consiste num sistema de guia, cujo cabo indutável possui um transmissor de frequência detectável com Pipe Locator. A figura abaixo ilustra o sistema de guia (Scan Fibras) sendo introduzida numa tubulação não metálica, sendo captado o sinal através de um receptor (Pipe Locator)

Vantagens:

Eletrorresistividade

A Eletrorresistividade ou Geoelétrica é um método geofísico não destrutivo que utiliza a terra como a resistência de um circuito elétrico, em que a variação da voltagem medida em pontos específicos da superfície fornece a resistência elétrica aparente de um determinado trecho do subsolo, a partir do conhecimento da amplitude de uma corrente injetada no terreno. A eletrorresistividade possui especial utilização na localização de regiões contaminadas e na determinação da espessura de camadas do subsolo.

Esse método geofísico aplica uma corrente elétrica artificial que é introduzida no terreno através de dois eletrodos com o objetivo de medir o potencial gerado em outros dois eletrodos nas proximidades do fluxo de corrente. A resistividade de solos e rochas é afetada principalmente por quatro fatores:

  • Composição mineralógica

  • Porosidade

  • Teor em água

  • Quantidade e natureza dos sais dissolvidos​

Dentre esses fatores, os mais importantes são, sem dúvida, a quantidade de água contida e a salinidade dessa água. O aumento do valor desses fatores, teor de umidade e quantidade de sais dissolvidos, leva a uma diminuição dos valores de resistividade.

× Faça um orçamento